Notícias

18/SET /2019O MITO: PRODUZIR PAPEL SEMPRE DESTRÓI AS FLORESTAS 

Todos os dias no Brasil são plantados, em média, o equivalente a cerca de 500 campos de futebol de florestas para a produção de papel e outros produtos. O Brasil tem 7,8 milhões de hectares de florestas plantadas. As indústrias que usam essas árvores conservam outros 5,6 milhões de hectares de matas nativas.
Ibá – Industria Brasileira de Árvores,2016/2017

 

50% da extração de madeira do mundo direciona seu uso para energia e 28% para construção. Existem outras utilizações, mas o papel geralmente corresponde diretamente a apenas 13%.
Extraído de FAOSTAT, 2015

 

A Campanha Two Sides apoia soluções para os problemas de utilização das florestas do planeta e reconhece a necessidade de apoiar produtos que possam ser claramente fabricados de matérias-primas sustentáveis. No Brasil, 100% da produção de celulose e papel vem de florestas plantadas de eucalipto e pinus.

 

“Ao usar 100% de matéria-prima proveniente de florestas renováveis, o setor de celulose e papel tem evoluído nos últimos anos rumo a um lugar de destaque na produção sustentável – e tem grande potencial para novas conquistas. As práticas de manejo das florestas partem do princípio que seus bens e serviços devem ser sustentáveis, a diversidade biológica conservada e os impactos socioeconômicos positivos”.
Ibá – Indústria Brasileira de Árvores

 

“Árvores plantadas são talhões de árvores reflorestados por meio do plantio de mudas. No Brasil elas são de espécies exóticas (como eucaliptos, pinus e teca) ou nativas (como araucária e paricá). São cultivadas atendendo a planos de manejo sustentável, que têm como objetivo reduzir os impactos ambientais e promover o desenvolvimento econômico e social das comunidades vizinhas”.

 

“As florestas plantadas ajudam a reduzir o desmatamento, recuperam áreas degradadas e conservam importantes ecossistemas e espécies ameaçadas de extinção. Por meio de projetos de parcerias florestais, as empresas beneficiam milhares de pequenos proprietários rurais, seja pela transferência de tecnologia, garantia da compra de madeira e incentivo ao desenvolvimento de outras atividades agrícolas rentáveis associadas ao plantio florestal”.

“Preservando as matas nativas, as florestas plantadas para fins industriais poderão suprir a necessidade de matéria-prima para a produção de madeira, lenha, carvão para uso energético, diferentes tipos de papel (de embalagens, papel cartão, para fins sanitários e de imprimir e escrever) e outros produtos de amplo consumo. Isso representa uma grande oportunidade para o Brasil nos próximos anos, pela excelência alcançada no plantio florestal”.
Ibá – Indústria Brasileira de Árvores

 

As fibras de celulose que são extraídas da madeira das florestas plantadas brasileiras estão presentes nas folhas de papel que você imprime em casa, nos livros e revistas que você lê, nas embalagens, nos papéis sanitários e em inúmeros outros produtos de papel ou papelão, que a população consome para garantir qualidade de vida e bem-estar social. Isso acontece tanto para papéis obtidos de fibras virgens como de fibras de papéis reciclados.”

 

Fonte: Two Sides

R. Monteiro Lobato, 480
Assis - SP | CEP 19807-275
Tel (18) 3324-4518

/Lasergrafica
@lasergrafica

© Lasergráfica

Desenvolvimento: Key Webmarketing